Thursday 6 October 2011

Nem por isso II

Caro Vasco,

Obrigado pela tua defesa efusiva do teu amigo Pedro Adão e Silva. Em relação aos teus pontos existem naturalmente algumas coisas com as quais não concordo.

3. Do que acompanho, se calhar erradamente o Pedro tem aparecido sempre em torno da vida política conotado com uma cor política. Ou não? Tal como outros comentadores da mesma cor política ou de outras, por vezes a abordagem que fazem é muitas vezes condicionada por essa cor que defendem ou advogam. Esse facto condiciona nitidamente a visão que pretendem passar de determinado assunto. Não estou a fazer um julgamento de valor, apenas e somente uma constatação de facto. Mas se calhar sou ignorante…

4. É pena que não me reconheças visibilidade mediática, significa que nos últimos dez anos não prestaste a devida atenção ao universo do surf. Deixa-me dizer-te que não pretendo ser detentor de ideias originais e novas, pelo contrário sujeito-me a viver o meu tempo e chegar a conclusões, em função do que observo, vivo e produzo – algumas das quais terão bastante mais tempo do que as do teu amigo – o que não invalida as minhas nem valida as dele, ou as tuas ou as de qualquer outra pessoa que tenha andado atenta aos assuntos do surf e do universo que as rodeia nos últimos dez a quinze anos.

5. O que conheces tu deste deputado para estares tão seguro que ele não percebe nada de surf? Ou que não pode ter uma opinião acerca do surf? Não consigo perceber. É porque foi vereador? Porque nunca fez surf? Achas que não é importante para o surf fazer parte de uma declaração política de um deputado à Assembleia da República? Pois permite-me que discorde contigo. É importante sim, é importante que se comece a transpor a barreira do surf para fora de modo a que o surf possa crescer de uma forma sustentada e consistente e sobretudo para o país possa vir construir em torno do surf um nicho para o futuro. Não andamos todos a dizer isto há pelo menos dez anos?

6. A Ericeira reconheceu a importância do surf muito antes de 2001. O ano de 2001 marcou o início de um processo que hoje culminou com um WQS Prime. Posso assegurar-te que conheço os episódios do desenvolvimento do surf nacional até 2009, até porque fiz parte activa da maior parte deles. Por fim estou disponível para partilhar o que o surf me deu contigo ou com quem quiser em qualquer altura.

Quero apenas deixar mais uma ideia. Não pretendo continuar esta discussão. A única razão que me fez comentar o post do Pedro prende-se com o facto de considerar que por vezes é mais importante congratularmo-nos com a vitória do que estarmos a olhar para quem fez a onda. E infelizmente não foi isso que aconteceu…

No comments: